Tomatada receita alentejana

tomatada receita alentejana

Como é feita a sopa de tomate no Alentejo?

Esta sopa era muito usada no Alentejo, no meio rural, quando havia muito tomate, pão e ovos, tudo saido directamente da horta. Faz-se um refogado com o alho picado a cebola às rodelas o louro, sal, azeite e o toucinho cortados aos bocados. Quando o toucinho já estiver quase frito juntam-se os tomates cortados pelados e cortados aos bocados.

Como é feito o tacho de tomate?

O tomate vai-se partindo e assemelhando a uma papa, quando estiver bem frito junta-se o miolo do pão e continua a mexer. Quando o tomate e o pão estão completamente fundidos acrescentam-se os ovos mexidos, deixando-se cozer enquanto se envolve tudo dentro do tacho.

Quais são os alimentos típicos do Alentejo?

No entanto aquele que vamos conhecer hoje é a Tomatada – um comer bem típico do Alentejo e que delicia miúdos e graúdos. Primeiramente lavam-se, pelam-se e limpam-se os tomates retirando as grainhas, pode também cortar-se o tomate para ajudar na preparação.

Quais são os pratos típicos do Alentejo?

Os pratos típicos vão variando consoante a região e os recursos ao dispor das suas populações. No litoral Alentejano usufrui-se mais do peixe e mariscos enquanto que no interior do Alentejo se usa e abusa do porco preto Alentejano, do borrego e da azeitona. O pão, como dissemos, está em todo o lado.

Quais são os pratos típicos alentejanos?

Sendo uma carne de grande qualidade e deliciosa, muitos pratos típicos alentejanos tem como base o porco preto. Os pratos mais apreciados e específicos do Alentejo são secretos de porco preto, plumas de porco preto, bochechas de porco preto, lagartos de porco preto, entre outros.

Quais são os pratos mais comuns no Alentejo?

A estas sopas, comidas normalmente como prato principal mas também, por vezes, como primeiro prato, juntam-se outros manjares. Igualmente tradicionais no Alentejo são os pratos de caça e as migas. Para comer antes, durante ou depois não podemos esquecer os queijos curados, os enchidos, as azeitonas, o presunto,…

Quais são os produtos e pratos tradicionais genéricos do Alentejo?

Os produtos e pratos tradicionais genéricos do Alentejo são confecionados lado a lado com aqueles que são característicos da região de Évora. O queijo de Évora é curado, de pasta dura ou semi-dura e com cor ligeiramente amarelada. A forma é tradicional do Alentejo, circular e de dimensões reduzidas.

Postagens relacionadas: