Nova lei da nacionalidade portuguesa 2022

nova lei da nacionalidade portuguesa 2022

Quando foi alterada a Lei de nacionalidade portuguesa?

Associada à ABRINTER. A Lei de Nacionalidade Portuguesa foi alterada pela última vez em novembro de 2020, quando houve uma ampliação e simplificação dos processos de atribuição de nacionalidade que beneficiou diversas categorias de descendentes de portugueses.

Quem tem direito a cidadania portuguesa em 2022?

Nascido em Portugal, filho de estrangeiros, maior de idade ou emancipado, mas que tenha permanecido por 10 anos no país; Filho menor de estrangeiros, nascido em território português, se o estrangeiro estiver de forma regular em Portugal ou irregular há pelo menos um ano.

Quando entra em vigor o Decreto-Lei da nacionalidade portuguesa?

Recentemente, foi publicado no Diário da República o Decreto-Lei nº 26/2022, de 18 de março, que procede à quarta alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa. As novas regras e procedimentos entraram em vigor no dia 15 de abril.

Quando sai a nacionalidade portuguesa?

Os netos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição, portanto é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente.

Quais as mudanças aprovadas na Lei da nacionalidade portuguesa?

Outra alteração aprovada pelo Parlamento foi a de alargamento do acesso à naturalização de pessoas nascidas em Portugal entre 25 de abril de 1974 e 1981 (ano em que foi promulgada a atual Lei da Nacionalidade Portuguesa).

Quando foi criada a lei da nacionalidade?

A Lei da Nacionalidade foi criada em Portugal no ano de 1981 com o objetivo de regulamentar quem tem direito a cidadania portuguesa, seja por motivo de casamento, hereditariedade ou período de residência em Portugal. Com o passar dos anos a lei sofreu diversas mudanças, sendo que sua última alteração havia acontecido em 2018.

Qual foi a última alteração da Lei de cidadania portuguesa?

Com o passar dos anos a lei sofreu diversas mudanças, sendo que sua última alteração havia acontecido em 2018. Em 2020 o parlamento português aprovou algumas novas mudanças significativas que facilitaram trâmites para obtenção da cidadania portuguesa em determinados casos.

Quem pode adquirir a nacionalidade portuguesa?

Não tenham sido condenados por um crime com pena de três anos ou mais, de acordo com a lei portuguesa. Um dos seus pais resida em Portugal, independente do título há pelo menos 5 anos no momento do pedido de cidadania; Um dos progenitores tenha residência legal em território nacional

Qual é a lei da nacionalidade portuguesa?

A nova lei da nacionalidade portuguesa concedeu aos estrangeiros residentes em Portugal o direito de requerer a sua cidadania com apenas 5 anos de residência no país, não mais 6 anos, como era anteriormente. Já havíamos anunciado aqui no blog a existência de mais propostas de alteração à lei da nacionalidade portuguesa.

Quem pode adquirir a nacionalidade portuguesa?

Não tenham sido condenados por um crime com pena de três anos ou mais, de acordo com a lei portuguesa. Um dos seus pais resida em Portugal, independente do título há pelo menos 5 anos no momento do pedido de cidadania; Um dos progenitores tenha residência legal em território nacional

Quem tem direito a cidadania portuguesa?

A partir desta mudança, os ascendentes (pais) de filhos que sejam portugueses originários terão direito a solicitar a cidadania portuguesa, desde que cumpram os requisitos exigidos pela lei.

Quais são os direitos dos filhos de estrangeiros Nascidos em Portugal?

É bom recordar que filhos de estrangeiros nascidos em Portugal têm direito à cidadania portuguesa originária, desde que, pelo menos um dos pais more em Portugal há um ano. Agora, os pais destas crianças também poderão pedir a nacionalidade portuguesa. Para isso, é preciso que morem em Portugal há, pelo menos, cinco anos.

Quer ter nacionalidade portuguesa? residir legalmente em Portugal há pelo menos 5 anos. Existem ainda outros casos em que é possível adquirir ou readquirir a nacionalidade portuguesa. O pedido de nacionalidade e os documentos a entregar variam consoante a situação da pessoa que quer pedir a nacionalidade.

Quanto tempo dura o processo de nacionalidade portuguesa?

Nacionalidade por casamento ou união estável – 25 a 30 meses. Bisnetos – a depender se o pedido inicial foi feito como filho ou neto, assim devem ser levados em conta os prazos acima. Meu pedido de nacionalidade portuguesa poderá ser indeferido?

Qual a diferença entre nacionalidade e lei portuguesa?

Postagens relacionadas: