Para que serve o iodo

para que serve o iodo

Quais são as principais funções do iodo?

O mineral é reconhecido por regular os hormônios, contribuir no desenvolvimento fetal e diversas outras funções importantes para o organismo. Neste artigo explicamos as principais funções do iodo, bem como as consequências de sua deficiência. Siga a leitura e saiba mais sobre o tema. Iodo: para que serve?

Qual a importância do iodo para a saúde?

Por mais que ele esteja amplamente relacionado à glândula tireoide, são diversas as atividades que o mineral desempenha em nosso organismo. O iodo serve como uma matéria prima para o organismo produzir duas moléculas fundamentais em nosso corpo, que são a Tiroxina – T4 e também a Tri-iodotironina – T3.

Quais são as fontes de iodo?

Dulse, algas, alho, feijões de lima, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo verde e espinafre são algumas outras fontes de Iodo. O sal Iodado é outra importante fonte e padeiros frequentemente adicionam Iodo ao fermento como um agente estabilizante.

Onde o iodo é encontrado?

Ele também é encontrado em outras plantas e animais do mar. Países que dependem de ingestão significativa de frutos do mar e algas marinhas, como o Japão, possuem uma ingestão de Iodo muito maior do que muitos países sem litoral.

Qual a importância do iodo para o organismo?

O iodo é um mineral essencial para o organismo, servindo para diversas funções, sendo as principais: Formar os hormônios T3 e T4 pela tireoide, prevenindo doenças relacionadas com essa glândula, como hipertireoidismo, bócio e câncer; Promover o crescimento fetal e o desenvolvimento do sistema nervoso;

Quais são as propriedades do iodo?

O iodo exibe determinadas propriedades de metais, além de combinar-se com muitos outros elementos, sendo porém menos ativo que os demais elementos halogênios, que o removem dos iodetos. Assim como as demais substâncias de seu grupo (os halogênios), o iodo não é encontrado em estado livre na natureza.

Quais são as principais fontes de iodo?

De acordo com o Ministério da Saúde, além do sal iodado, as principais fontes de iodo são os alimentos de origem marinha, em especial os peixes de água salgada. Já para os vegetarianos, os vegetais que vem de solos ricos em iodo também configuram boas fontes do micronutriente.

Quando é indicado o suplemento de iodo?

O suplemento de iodo é indicado quando é identificada deficiência desse mineral e os níveis não regularizam mesmo com o aumento do consumo de alimentos ricos em iodo. Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Quais as melhores fontes alimentares de iodo?

Além das algas, há a destacar o pescado marinho, ou seja, peixe, marisco e cefalópodes, desde que a sua proveniência seja marinha. Quanto aos alimentos de origem vegetal, a sua riqueza em iodo está diretamente relacionada com a abundância do mesmo no solo.

Qual a função do iodo?

Função do iodo. A função do iodo é regular a produção de hormônios pela glândula tireoide. O iodo serve para manter equilibrado os processos metabólicos do crescimento e desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, desde a 15ª semana de gestação até os 3 anos de idade.

Por que o camarão é uma boa fonte de iodo?

Assim como o bacalhau e as algas, o camarão também é uma boa fonte de iodo, pois todos são seres que vivem no mar. Se você gosta de camarão, aproveite, pois em cada 85 gramas desse marisco no seu prato vai haver 23% da quantidade de iodo que você pode comer diariamente. 6. Peito de peru assado

Quais são os sintomas da deficiência de iodo?

Doença deficiência de iodo (DDI) resulta em uma série de sintomas de leve a grave, incluindo bócio (uma glândula tireoide e, geralmente, o primeiro sinal), retardo mental, o hipotireoidismo (pouco hormônio da tireóide), e diferentes graus de anormalidades de crescimento e desenvolvimento.

db

Postagens relacionadas: